Procissão de Corpus Christi da Paróquia Maria Mãe da Igreja

15 de Junho de 2017

          A celebração de Corpus Christi  remonta ao século 13 quando o Papa Urbano IV instituiu a comemoração entre os católicos. 

           "Reza a lenda que um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava amargurado por dúvidas quando a presença de Jesus Cristo na eucaristia, saiu de sua cidade, peregrinando em busca dos túmulos dos apóstolos Paulo e Pedro, em Roma. Seu objetivo era pedir fé, para que pudesse se livrar de suas aflições. No caminho, enquanto passava por uma cidadezinha na Itália, chamada Bolsena, ele assistiu a celebração da Santa Missa, onde novamente foi assaltado por incertezas. Porém, na hora da Consagração, um milagre aconteceu, provendo-lhe a resposta que precisava: a hóstia branca metamorfoseou-se em carne. A carne manchava seu corpo, as toalhas do altar e o chão da Igreja de sangue, mas as mãos do sacerdote não foram maculadas. Ainda, conta-se que a parte da hóstia que permaneceu nas mãos do padre não foi transformada.

           Ao ouvir esta história, o então papa, Papa Urbano IV, pediu para que os objetos manchados pelo sangue, e o pedaço restante da hóstia, fossem levados para Orvieto (também uma região da Itália) em uma enorme comitiva. Foi então decretado o Corpus Christi, no dia 8 de setembro de 1264".

          A celebração de Corpus Christi em procissão por ruas enfeitadas  no Brasil, tem sua origem na cidade mineira de Ouro Preto, uma herança trazida por famílias portuguesas < http://www.diasferiados.com.br/corpus-christi.php > e <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tapetes_de_Corpus_Christi>. Acesso em 20.06.2017. 

 

----------------------------------------

 


Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados